Imagem com logo do site

Questões sobre críticas ao utilitarismo e à ética kantiana

"Você é um policial interrogando um conhecido terrorista que admitiu ter plantado uma bomba em uma área movimentada da cidade. Ele não vai lhe dizer onde ela está. A única maneira de se conseguir fazer o terrorista confessar é torturar o seu filhinho inocente. O utilitarismo diz que você deve torturar a criança, uma vez que o seu sofrimento é compensado pelo das muitas vidas que vai poupar se você desarmar a bomba."

(Tim Mulgan, Utilitarismo)

Qual é o objetivo da crítica apresentada pelo exemplo do torturador na teoria utilitarista?
Mostrar que o bem-estar de poucos indivíduos deve sempre ser sacrificado em prol do bem-estar da maioria.
Mostrar que o utilitarismo é uma teoria incoerente que não leva em conta as consequências de longo prazo de suas ações.
Mostrar que utilitarismo é uma teoria egoísta que valoriza apenas o bem-estar pessoal do agente.
Mostrar que o utilitarismo pode levar a violações de direitos individuais em nome da maximização do bem-estar geral.
Mostrar que a felicidade dos indivíduos não pode ser quantificada ou comparada de forma justa.
Como utilitarismo responde a críticas que acusam a teoria de negligenciar direitos individuais?
Através da ideia de que o respeito aos direitos individuais é uma forma de maximizar a felicidade geral a longo prazo.
Restringindo o escopo da teoria para questões puramente utilitárias, deixando de lado questões éticas mais amplas.
O utilitarismo considera os direitos individuais como um fator secundário na tomada de decisões, e não pode responder às críticas que acusam a teoria de negligenciá-los.
Alegando que direitos individuais não são importantes para o bem-estar e a felicidade.
Abandonando completamente o objetivo de maximizar a felicidade geral em prol da proteção dos direitos individuais.
O exemplo dos cristão jogados aos leões no coliseu para diversão pública é uma crítica ao utilitarismo que procura mostrar que
o utilitarismo é uma teoria que se preocupa apenas com o presente, sem considerar as consequências futuras de suas ações.
o utilitarismo defende a diversão pública como um valor superior à vida humana.
o utilitarismo só leva em consideração em seu cálculo o prazer gerado por uma ação, desconsiderando a dor e o sofrimento.
o utilitarismo falha em proteger os direitos individuais, visto que pode justificar o sacrifício da vida de uma minoria em nome da felicidade da maioria.
Qual das alternativas a seguir é uma crítica à visão de Kant sobre a mentira?
É muito consequencialista e ignora a importância das intenções e motivos.
Está muito focada nas consequências da mentira e ignora a importância do dever.
É muito permissiva e permite muitas exceções
É muito subjetivo e varia de pessoa para pessoa.
É muito rígida e não permite exceções, mesmo quando mentir pode prevenir danos.
Qual das opções a seguir é uma crítica ao foco do utilitarismo do utilitarismo hedonista no prazer e bem-estar?
Não leva em consideração a diversidade de valores e objetivos que as pessoas possuem.
Pode levar a uma cultura de busca por prazer imediato, em detrimento da felicidade a longo prazo.
Incentiva a maximização do prazer a todo custo, ignorando as consequências a longo prazo.
Não é aplicável em situações de crise ou decisões éticas difíceis.
Não leva em conta a felicidade dos animais e outros seres não racionais.

Nozick: O que você acha da ideia de uma máquina que possa fornecer experiências simuladas tão boas quanto as que temos na vida real?

Thiago: Bem, eu sou um utilitarista, então acredito que devemos buscar maximizar a felicidade e minimizar a dor. Se a máquina trouxer mais felicidade do que dor, então eu seria a favor.

Nozick: Eu entendo sua perspectiva, mas e se eu dissesse que as pessoas poderiam escolher ficar permanentemente conectadas à máquina de experiência, renunciando à vida real?

Thiago: Bem, eu acho que ainda seria a favor, desde que a felicidade geral aumente.

Qual é o tipo de utilitarismo defendido por Thiago?
Utilitarismo de regra
Utilitarismo negativo
Utilitarismo hedonista
Utilitarismo de preferências
Utilitarismo dos prazeres